terça-feira, 24 de agosto de 2010

Morreu António Telmo (1927-2010)















Alto representante do Movimento da Filosofia Portuguesa, na linha de Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Álvaro Ribeiro e José Marinho, irmão de Orlando Vitorino e companheiro de Agostinho da Silva e de Dalila Pereira da Costa, faleceu na manhã de 21 de Agosto António Telmo.
A sua obra propõe uma nova visão da história de Portugal, ligada à Ordem do Templo e à Ordem de Cristo, aliando a interpretação do Mosteiro dos Jerónimos a uma nova leitura do pensamento de Luís de Camões (em diálogo único com Fiama Hasse Pais Brandão).
Um dos mais originais filósofos do nosso tempo e um dos maiores escritores portugueses, conjugou tradições como a filosofia aristotélica e a filosofia hebraica, a língua portuguesa e o pensamento poético, a noção de firmamento e o culto dos heróis.
É autor de obras como História Secreta de Portugal (1977), Desembarque dos Maniqueus na Ilha de Camões (1982), O Bateleur (1992) e A Verdade do Amor (2008).
A BABEL tem a honra de publicar a obra O Portugal de António Telmo, um livro de homenagem, que o autor teve ainda a oportunidade de contemplar.



Sessão de apresentação da obra e homenagem a António Telmo
16 de Setembro de 2010, 18 horas, Biblioteca Nacional de Portugal

Mais informações aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário