quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Catálogos da Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2010

A Athena, uma chancela BABEL, edita os catálogos da Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2010.

Exposição Museu Colecção Berardo
Inauguração: 14 de Outubro, às 19h30m
Catálogo Falemos de Casas: Entre o Norte e o Sul
Sinopse:
Fazendo um percurso pelos temas da exposição homónima, este catálogo é, simultaneamente, uma reflexão sobre as condições actuais do habitar, as especificidades locais e contingências da prática da arquitectura. Inclui um leque amplo de textos de especialistas como José António Bandeirinha, Max Risselada, Pedro Pacheco e Luís Santiago Baptista, Manuel Graça Dias e Ana Vaz Milheiro, Peter Cook, Ákos Moravánsvky, Diogo Seixas Lopes ou Vittorio Lampugnani. Inclui ainda um conjunto de entrevistas com personalidades que reflectem sobre o tema do habitar, entre os quais se contam José Gil, Nuno Portas, José Bragança de Miranda, Gonçalo M. Tavares e Filomena Silvano, para além de um texto de Delfim Sardo.
Amplamente documentado com imagens e projectos fotográficos especificamente encomendados, é uma obra de referência sobre a questão do habitar contemporâneo.

Exposição Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
Inauguração: 15 de Outubro, às 19h30m
Catálogo Falemos de Casas: Quando a Arte Fala Arquitectura
Sinopse:
Este catálogo apresenta um conjunto de obras que integram a exposição realizada no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e que mapeiam as relações entre arte e arquitectura como duas disciplinas que frequentemente se intersectam. Inclui obras de Hans Haacke, Dan Graham, Ed Ruscha, Thomas Scheibitz, Marepe, Stan Douglas ou Jimmie Durham, para além da documentação dos projectos especificamente concebidos para a exposição por Fernanda Fragateiro, José Pedro Croft, Ângela Ferreira e Carlos Nogueira.
Inclui um texto da autoria do comissário da exposição, Delfim Sardo.


Exposição Museu da Electricidade
Inauguração: 16 de Outubro, às 19h30m
Catálogo Falemos de Casas: Concursos
Sinopse:
Este catálogo documenta os dois concursos que a Trienal de Arquitectura lançou este ano: o Concurso para a Cova da Moura (um bairro no concelho da Amadora), que envolveu vinte e uma escolas superiores de Arquitectura e Arquitectura Paisagista, e o Concurso Internacional A House in Luanda: Patio and Pavilion.
O primeiro destes concursos envolveu professores e alunos das universidades na produção de projectos (dos quais foram seleccionados trinta) que pretendem responder à pergunta: “Como pode a arquitectura contribuir para melhorar as condições de vida na Cova da Moura?” O Concurso Internacional lançou o repto aos arquitectos de conceberem uma habitação unifamiliar para Luanda, de custo de construção muito reduzido.
O catálogo inclui entrevistas aos comissários dos projectos, respectivamente Manuel Aires Mateus e João Luís Carrilho da Graça, bem como textos de Delfim Sardo e do sociólogo angolano António Tomás. As contribuições fotográficas de Inês Gonçalves e da fotógrafa norte-americana Susan Meiselas são de particular relevo.



Sem comentários:

Enviar um comentário