terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Cogumelos - Conhecer, conservar e cozinhar"



"Cogumelos - Conhecer, conservar e cozinhar"
Sessão com Maria de Lourdes Modesto, Professor Baptista-Ferreira (micólogo) e a colaboração do Chefe Vítor Sobral que preparará uma receita com cogumelos silvestres, para degustação.
9 de Dezembro, quinta-feira, 18 horas, Livraria BABEL São Sebastião (av. António Augusto Aguiar, 148, r/c, Lisboa).



MARIA DE LOURDES MODESTO
É sobejamente conhecida do público português. Foi professora de Economia Doméstica e apresentou diversos programas de televisão sobre gastronomia. A sua primeira obra — Grande Enciclopédia da Cozinha — é dos inícios dos anos 60 do ...passado século. Desde então apresenta-se com mais de uma dezena de volumes da sua autoria, além da adaptação e revisão de inúmeras obras estrangeiras, ultrapassando actualmente meio milhão de exemplares vendidos. O seu talento e o seu contributo para a preservação do património gastronómico português — nomeadamente o seu trabalho de investigação que daria origem à Cozinha Tradicional Portuguesa —, e a sua divulgação tanto em Portugal como no estrangeiro, foram já reconhecidos pelo Estado português que lhe conferiu a comenda da Ordem de Mérito.
Na Verbo publicou também, entre outras obras, Cozinhar com Vegetais, Queijos Portugueses, Receitas Escolhidas e a incontornável Cozinha Tradicional Portuguesa.

JOÃO LUÍS BAPTISTA-FERREIRA
Micólogo, licenciado em Biologia pela Universidade de Lisboa, fez o doutoramento na Universidade de Londres com uma tese na área da genética de fungos. Docente na Faculdade de Ciências de Lisboa, onde iniciou a carreira como monitor em 1970, introduziu e leccionou nos programas das licenciaturas em Biologia diversas disciplinas de Micologia e Biotecnologia Micológica.
Investigador do Centro de Micologia da Universidade de Lisboa desde a sua fundação em 1976, no qual veio a ser coordenador científico e responsável por diversos projectos de investigação, tem contribuído para a divulgação e o reconhecimento do património micológico português e sua importância como recurso natural sustentável.
Membro de diversas sociedades micológicas estrangeiras, é um dos fundadores da European Mycological Association e o representante de Portugal no European Council for the Conservation of Fungi.

Sem comentários:

Enviar um comentário